Páginas

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Informações sobre o Assoalho pélvico


Foto: salute.pourfemme.it




O que é o assoalho pélvico?
É um conjunto de músculos que se encontram na pelve, fechando a cavidade abdominal pela parte inferior. Realizam a função de sustentação de vários órgãos abdominais. É neste assoalho onde de apoiam a bexiga, útero e reto (parte final do intestino).
Normalmente são músculos dos quais não somos conscientes pois não os exercitamos habitualmente de forma voluntária.

Esta musculatura tem as seguintes funções:

Tonus muscular: Permite manter os órgãos na posição correta dentro da cavidade pélvica.

Bloqueio perineal:É a capacidade de contração puntual por um esforço ou aumento brusco da pressão intra-abdominal (tosse, esforço, espirros)


O que acontece quando os músculos não funcionam corretamente?

Quando a musculatura enfraquece, perde sua função de sustentação e isto altera a estabilidade das estruturas que ele sustenta.
Como consequencia pode aparecer:
-Incontinencia urinária ( ao realizar esforço ou não)
-Prolapsos: bexiga(cistocele),vagina(colpocele), útero(histerocele) ou reto(retocele).
-Disfunções sexuais.

A incontinência urinária é a perda involuntária de urina e existem vários tipos:

A incontinência urinária de esforço:

É o tipo mais comum. Consiste na perda de urina ao realizar qualquer movimento ou atividade física. Pode-se perder algumas gotas ou até um jato. O esforço físico, mesmo leve, provoca um aumento da pressão no abdome e na bexiga, mas não é transmitida a uretra, o que desencadeia a incontinencia. A gestação e a idade provocam perda de elasticidade e da tensão no assoalho pélvico y por isso a bexiga e a uretra caem e seus mecanismos de continência só são efetivos em repouso.

Incontinência urinária de urgência: Consiste na perda involuntária de urina associada a uma necessidade repentina de urinar. Portanto, existe uma consciência prévia.

Incontinência urinária mista:

É uma combinação de incontinência de esforço e de urgência, existe hiperatividade do detrusor e incompetência esfincteriana.


Porque o assoalho pélvico se debilita?

Existem diferentes razões para que o assolaho pélvico se debilite:

Gestação e parto:Fatores hormonais e o peso do feto debilitam o assoalho pélvico, agravando-se no parto pela dilatação e lacerações. Por isso, no puerpério (após o parto) é importante evitar exercícios que causem o aumento da pressão abdominal e deve-se realizar exercícios que reforcem o assoalho pélvico.

Esportes:Aqueles que exijam saltos o impactos e/ou aumentam a pressão intra-abdominal, prejudicam a musculatura do assoalho pélvico.

Menopausa:Músculos e tendões do assoalho pélvico podem ser afetados na sua flexibilidade por mudanças hormonais (falta de estrogênios) que ocorrem na menopausa.

Procedimentos cirúrgicos na zona perineal.

Genética: Existem pacientes com predisposição genética para disfunções do assoalho pélvico.

Profissões de risco:Atletas, cantores, músicos de instrumentos de sopro...

Outros fatores:Obesidade,tosse crônica, tabagismo, alergias (espirros), etc...


Como melhorar a função da musculatura do assoalho pélvico?


A falta de tônus muscular pode-se prevenir e tratar através de uma reeducação do assolaho pélvico, realizando uma série de exercícios que têm como objetivo a contração e o relaxamento de maneira repetida dessa musculatura.

Reconhecer qual é a musculatura do assoalho pélvico é fundamental.

1-Imagine que vc está urinando e feche fortemente, como se vc quisesse deter o fluxo urinário (esfínter uretral). Relaxe.

2-Imagine que vc está menstruada e que de repente tem uma perda de fluxo e tente fechar a vagina para deter o fluxo menstrual. Relaxe.

3-Imagine que vc está a ponto de deixar escapar gases, feche o músculo do ânus (esfíncter anal), fazendo com que ele se contraia para cima e para dentro. Relaxe.

4- Feche e suba com força os 3 juntos e assim vc estaré contraindo os músculos do assoalho pélvico.

Estes exercícios são denominados exercícios de Kegel e vc pode fazer quando e onde quiser.

Se depois dos exercícios vc notar cansaço, dor nas costas ou nos músculos abdominais, é porque vc não está realizando os exercícios corretamente.

Outra opção é a utilização de esferas para ajudar no fortalecimento do assoalho pélvico. Estas esferas são as famosas bolas chinas, mas atualmente já existem esferas feitas para este fim.

Estas esferas consistem em 2 esferas, cada uma possui no seu interior outra esfera menor e estão unidas por um cordão.
Se introduzem as 2 esferas na vagina, como se fosse um tampax e o cordão fica para fora. Com o movimento, as esferas que estão no interior geram uma vibração. Essa vibração estimula os receptores da musculatura do assoalho pélvico e das paredes vaginais, aumentando o fluxo sanguíneo desta zona e melhorando o tônus muscular.

Atenção:

-É recomendável que se utilizem esferas revestidas de silicone e que não sejam porosas devido a facilidade de higiene.
-O tamanho das esferas deve ser de aproximadamente 3,5cm. As esferas menores são para uso anal.
-Importante seguir as instruções do fabricante.

Normalmente as mulheres recuperam o tônus da musculatura do assoalho pélvico entre 6 semanas e 3 meses. Claro que isto depende do graude comprometimento do assoalho pélvico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário