sábado, 17 de abril de 2010
CANDIDÍASE VAGINAL
www.asm.org/Division/c/fungi.htm
É uma doença provocada por um fungo e que se trata com antimicóticos. Ela pode se manifestar de maneiras diferentes em cada pessoa, mas tem em comum o desconforto vaginal. O que muita geste não sabe, é que a candidíase também está relacionada com a nossa alimentação e muitas vezes pede para que mudemos nossos hábitos alimentares para que o tratamento seja mais rápido e eficaz.Detectar a origem e os antecedentes da candidíase é importante para o diagnóstico e tratamento.
O fato da Candida estar presente na maioria dos seres humanos não significa um problema. O problema surge quando esses organismos começam a crescer acima da quantidade considerada normal, causando uma infecção que ocorre em especial em mulheres. A candidíase é uma das infecções mais frequentes em ginecologia.Além do prurido (coceira) e ardor, ela também provoca dispareunia (dor na relação sexual), e a eliminação de um corrimento vaginal em grumos e de coloração esbranquiçada, semelhante a leite coalhado. É comum que a vulva e a vagina se encontrem edemaciadas (inchadas) e irritadas (vermelhas). Estas lesões podem afetar também o períneo, região perianal e inguinal. Quando a candida afeta o homem, ela pode provocar hiperemia da glande e prepúcio e também um leve edema com lesões puntiformes e cursar com prurido. Não é uma doença de transmissão exclusivamente sexual.
A candida é muito frequente em pacientes com deficiência do sistema imunológico, como os portadores de HIV, pois estes pacientes não conseguem combater estes germes naturalmente. As mulheres grávidas e na fase antes do período menstrual também estão mais propensas a este tipo de infecção.
A candida se manifesta como infecção quando a resistência do organismo cai e as defesas na região vaginal estão diminuídas.
Algumas das causas de infecção por candida:
- Antibióticos
- Gravidez
- Diabetes
- Infecções
- Deficiência imunológica
- Anticoncepcionais,corticóides e outros medicamentos imunossupressivos.
- Obesidade
- Uso de ropas justas,etc...
Os principais sintomas da candidíase são:
-Corrimento espesso, como nata de leite (tipo coalho)
-Coceira
-Irritação intensa
No homem:
-Pequenas manchas vermelhas no pênis
-Coceira
Em geral, a infecção só ocorre se vc está imunologicamente predisposta e seus mecanismos de defesa falharem por alguma razão.É uma doença muito comum em mulheres e surge de algum desequilíbrio da flora vaginal normal e não por transmissão sexual, embora isso possa acontecer.
Prevenção e diagnóstico:
Usar sabonete neutro ou com ph semelhante ao da vagina, em banhos diários. Durante o verão, tomar mais de um banho ao dia. Usar calcinha de algodão, evitar produtos sintéticos, inclusive meia calça, para que a pele possa respirar e para que se evite a umidade em exagero. No contato sexual, sempre usar preservativo.Evitar as "duchas vaginais" e fazer a higiene genital com cuidado.
O diagnóstico é feito através do exame ginecológico, além dos exames de laboratório e do papanicolau, onde o material é colhido e analisado microscopicamente.
Tratamento:
O tratamento é a base de antimicóticos, que podem ser administrados por via vaginal, ou em outros casos, por via oral. O tratamento ou não do parceiro irá depender dos sintomas que ele possa ter.
Espero que o que eu postei hoje seja útil quando alguma de vcs iniciarem com algum tipo de sintoma. Deixo claro que o ideal é sempre procurar saber com certeza se a infecção é mesmo por candidíase porque muita gente começa o tratamento sem consultar um ginecologista e muitas vezes, só pioram a situação. Então, tudo que eu escrevi aqui é meramente informativo e pra vcs ao menos terem uma idéia do que pode estar acontecendo. Até a próxima!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Effective way of curing Gardnerella Terapia is available, but the problem is, most of the people are not aware of them and hence can not treat it successfully. But your post is quite beneficial in providing people with this information. congrats for that.
ResponderExcluir